Causas e sintomas das infecções urinárias

As infecções urinárias estão entre as afecções mais comuns da humanidade e mesmo sendo algo corriqueiro para médicos e urologistas em todo o mundo, devem ser tratadas com muita seriedade e rapidez para evitar outras complicações. 

Essas infecções bacterianas são mais frequentes nas mulheres por conta de características anatômicas do corpo feminino que favorecem a passagem de microorganismos para o trato urinário. Entretanto, esse problema pode atingir ambos os sexos, sendo recorrente em crianças e idosos.

Tendo isso em mente, decidi escrever esse texto para explicar mais sobre as infecções urinárias, mostrar os sintomas, as possíveis complicações e como tratar. Acompanhe o texto!

O que é? 

É qualquer infecção causada por micro-organismos que afeta o trato urinário, e mesmo tendo essa ampla definição há diferentes tipos, e cada tipo tem uma nomenclatura para defini-la.

Essa nomenclatura é definida a partir da estrutura atingida pela infecção, então temos as seguintes diferenciações possíveis das infeções urinárias:

Há vários tipos de microorganismos que podem causar infecção urinária nos humanos, porém a principal responsável pelas infecções é a bactéria Escherichia coli, que está naturalmente presente no sistema digestório, inclusive sendo um importante ator para a digestão. Contudo, essa bactéria é patogênica para o sistema urinário.

Sintomas

Por ser bem abrangente e poder ser causada por diferentes micro-organismos, os sintomas são igualmente distintos, por isso é tão importante estar atento a eles e buscar ajuda médica ao notá-los.

Os principais sintomas das infecções urinárias são:

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir do reconhecimento de sintomas e realização de exames, que devem ser feitos para identificar o causador da infecção e indicar o melhor tratamento possível.

Em uma consulta o médico urologista realiza um levantamento da história clínica do paciente, recomendando a realização de um exame de urina, onde será feito uma urocultura com antibiograma, cujo objetivo é identificar o agente infeccioso. A partir dessas etapas o médico terá informações suficientes para aplicar o melhor tratamento possível.

Tratamento

Em vários casos o corpo humano consegue eliminar as bactérias, contudo, para combater os causadores em quadros mais graves é preciso administrar o uso de antibióticos.

Infelizmente há casos em que as infecções urinárias são recorrentes (principalmente em mulheres) e nesses casos é indicado prolongar o uso de antibióticos, que em muitos casos podem ser em longos períodos.

Seguir o tratamento indicado por um urologista à risca é importante para evitar que essa infecção evolua e atinja outros órgãos, como os rins.

Como evitar?

Não é fácil fugir delas, principalmente se a pessoa for do sexo feminino, mas há algumas formas para tentar evitar uma infecção urinária:

Há outra forma possível para evitar que as infecções urinárias sejam um problema: manter as idas ao médico com frequência e realizar exames preventivos. Mas se estiver sentindo algum desses sintomas urinários, procure ajuda médica com rapidez!

Gostaria de tirar outras dúvidas sobre urologia ou agendar uma avaliação?

Basta clicar aqui e entrar em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens