Infelizmente, segurar xixi é uma prática extremamente comum no nosso cotidiano. Estou errado?
Todavia, os motivos são diversos. Desde a falta de banheiros disponíveis em um determinado local, constrangimento em usá-los em locais públicos e até pela correria do dia a dia.
Mas, Dr., segurar xixi pode afetar negativamente a minha saúde?
Sim. Com o intuito de promover o conhecimento a respeito dos malefícios em segurar a urina, escrevi esse artigo. Acompanhe comigo!
Primeiramente, o ato de não fazer xixi quando a necessidade aparece faz com que a bexiga fique mais cheia a cada momento, podendo resultar em uma distensão e até enfraquecimento da musculatura da bexiga.
Desta forma, em caso de agravamento da situação, outros problemas que acometem o trato urinário podem surgir, como:
Inegavelmente, além dos malefícios sobre a bexiga, este ato pode trazer prejuízos para o rim também.
Anteriormente, eu disse que não urinar no tempo necessário causa a sobrecarga da bexiga, certo? Certo!
Desta forma, o órgão exerce pressão sobre os rins, afetando a capacidade deste de filtrar corretamente o sangue, podendo levar a um acúmulo de toxinas no corpo, possibilitando doenças renais crônicas.
Por isso, é importante que as pessoas evitem segurar o xixi por longos períodos.
Ou seja, o ideal é ir ao banheiro assim que sentir vontade e não esperar até que a bexiga esteja completamente cheia, mesmo que isso signifique interromper uma atividade por alguns minutos.
Caso você possua o costume de segurar o xixi com frequência, é recomendável conversar com um profissional de saúde para avaliar a sua condição e tomar medidas preventivas para proteger a sua saúde.
Portanto, agende uma avaliação clicando aqui.
As malformações urológicas são condições que afetam o sistema urinário, podendo comprometer a função renal, a eliminação de resíduos [...]
A litíase renal infantil, mais conhecida como a presença de pedras nos rins em crianças, é uma condição rara, [...]
A fertilização in vitro (FIV) é uma das tecnologias de reprodução assistida mais avançadas e amplamente utilizadas no mundo. [...]