Dezembro Vermelho: conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que se inicia no 1° dia de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, e dura todo o mês.

Essa campanha busca informar a população sobre a prevenção, tratamento e combate ao estigma associado à IST, em especial sobre a AIDS. 

Pois, apesar do Dia Mundial de Luta contra a AIDS já ter mais de 40 anos, ela ainda é um tabu e gera uma preocupação constante para a saúde pública. Por isso, nesse artigo vou falar um pouco mais sobre esse assunto de tamanha relevância. Boa leitura!

O que é o Dezembro Vermelho e como surgiu?

O Dezembro Vermelho marca uma mobilização do público contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial contra a AIDS.

Ela é composta por um conjunto de atividades para o enfrentamento ao HIV/AIDS e ISTs, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e integra toda a administração pública, assim como nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. 

De acordo com orientações da Organização das Nações Unidas (ONU), o Ministério da Saúde criou o Dia Mundial de Luta contra a AIDS no ano de 1988. 

E, por meio da Lei 13.504, em 2017 instituiu o Dezembro Vermelho, que se tornou não só um dia, mas um mês de combate às ISTs. Durante todo o mês são feitas diversas mobilizações sobre o tema, para que todos se conscientizem sobre sua importância.

Antes de prosseguir leia também – Disfunção Erétil: Causas, Tratamentos e Possibilidades de Ajuda

HIV e AIDS: causas e sintomas

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que compromete o sistema imunológico do corpo, tornando-o mais vulnerável a infecções e doenças.

Ele pode ser transmitido através de fluidos corporais como sangue, sêmen, secreções vaginais e até mesmo o leite materno. 

As principais formas de transmissão incluem relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas contaminadas e de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

Nas fases iniciais da infecção por HIV, muitas pessoas não apresentam sintomas ou podem ter sintomas leves, similares aos de uma gripe.

Porém, à medida que o vírus se multiplica e ataca as células do sistema imunológico, a pessoa pode desenvolver sintomas mais graves, como: 

Se não tratado, o HIV pode progredir para a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que é a fase mais avançada da doença, caracterizada por uma queda severa no sistema imunológico, tornando o corpo suscetível a infecções.

Tipos de ISTs

Além do HIV, existem muitas outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que são doenças transmitidas principalmente através do contato sexual desprotegido. Aqui estão algumas das principais ISTs:

Leia mais – Câncer de bexiga: 3 hábitos que ajudam na prevenção

Prevenção e tratamento

A prevenção é fundamental para reduzir a propagação do HIV e outras ISTs. O uso consistente e correto de preservativos durante a relação sexual é uma das formas mais eficazes de prevenir a transmissão. 

Além disso, realizar exames regulares, buscar tratamento imediato ao detectar uma IST e adotar práticas sexuais seguras são medidas importantes.

O tratamento geralmente envolve a combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) que ajudam a controlar o vírus, reduzindo sua carga viral no organismo. Para outras ISTs, o tratamento pode variar, incluindo o uso de antibióticos dependendo do agente infeccioso.

Mas é importante pontuar que o HIV não tem cura ainda, embora muitos avanços nesta área possibilitam que a pessoa com esse vírus tenha uma vida normal.

Mesmo em tratamento com remédios, a pessoa pode se relacionar com outras, trabalhar, namorar, beijar na boca, transar com camisinha, e por aí vai.

Como podemos ver ao longo deste artigo, o Dezembro Vermelho é uma oportunidade importante para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS e outras ISTs, destacando a importância da prevenção, teste e tratamento. Portanto, se você está precisando de um médico que possa auxiliar no tratamento de ISTs, marque uma consulta em meu consultório hoje mesmo. Terei um enorme prazer em avaliar o seu caso, e propor a melhor solução possível.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens