Você já se perguntou qual a importância da água para os rins?
Não é uma grande novidade que o corpo humano é composto de aproximadamente 70% de água, aposto que você já sabia disso. Outra informação que tenho certeza que já ouviu ou leu em algum lugar é que devemos beber 2L de água diariamente.
Essas afirmações que já fazem parte do conhecimento popular são amplamente difundidas como dados que mostram a importância do consumo de água para a nossa saúde, entretanto, esses dados podem não estar completamente corretos quando o tema são os rins.
Então, escrevi esse artigo para explicar a importância da hidratação para os rins e mostrar como calcular a quantidade ideal de água que devemos consumir diariamente. Encha sua garrafinha ou copo e acompanhe o texto!
Os rins são órgãos em forma de feijão, que estão localizados na região posterior do abdome ao lado da coluna, responsáveis por filtrar e excretar dejetos do corpo humano.
Esses são uns dos órgãos mais importantes do sistema osmorregulador e excretor, e depende do nível de hidratação corporal para ter seu pleno funcionamento. Quando os níveis de água estão desregulados, a chance do aparecimento de doenças renais aumenta.
Há vários fatores que podem ajudar no desenvolvimento de doenças renais como obesidade, sedentarismo, diabetes e hipertensão. Além desses fatores, a predisposição genética também pode ajudar no aparecimento de doenças nos rins. Mas o que muitas pessoas acabam se esquecendo, é que há outro fator que pode ajudar no aparecimento de doenças renais: a falta de água.
Por isso é indispensável manter sua hidratação e ingerir a quantidade ideal de água diariamente.
Beber cerca de 2L de água por dia é bem adequado e já ajuda a prevenir algumas doenças renais, porém, há uma forma de calcular a medida ideal para o consumo individual, isso porque cada corpo tem uma proporção e composição diferente. Para saber a quantidade exata necessária de consumo de água diário é preciso multiplicar seu peso em kg por 35 ml.
Para facilitar, aqui vai um exemplo: 80 kg X 35 = 2.800 ml ou 2L e 800ml.
O primeiro indicativo de que seu corpo está precisando de água é a sede, que apesar de ser comum, significa que o corpo humano já está com algum nível de desidratação. Além disso, a falta de água pode causar fraqueza, dor de cabeça e tontura.
Por isso, pegue sua garrafinha de água e deixe-a sempre cheia do seu lado para evitar problemas renais!
Está sentindo dores abdominais que irradiam para a virilha, dificuldade para urinar ou observar sangue na urina? Esses são sinais de problemas renais que devem ser tratados com urgência. Por isso, procure ajuda médica especializada imediatamente.
As malformações urológicas são condições que afetam o sistema urinário, podendo comprometer a função renal, a eliminação de resíduos [...]
A litíase renal infantil, mais conhecida como a presença de pedras nos rins em crianças, é uma condição rara, [...]
A fertilização in vitro (FIV) é uma das tecnologias de reprodução assistida mais avançadas e amplamente utilizadas no mundo. [...]