Cirurgia robótica na urologia quais as vantagens

Há vários tipos de doenças urológicas que podem acometer tanto homens quanto mulheres e, da mesma forma que são diversas as condições, as formas de tratamento podem ser bem diferentes. 

Mas hoje falaremos de uma forma que foi se desenvolvendo ao longo dos anos junto com a medicina, e atualmente é feita por robôs equipados com tecnologias de ponta: as cirurgias robóticas. Acompanhe o texto e entenda as principais vantagens da modalidade!

O robô de hoje

Depois de tantas histórias, livros ou filmes sobre robôs se revoltando contra a humanidade e liderando revoluções, onde procuram exterminar até a última pessoa, podemos ficar com o pé atrás com esses seres de aço. 

Mas deixando de lado essas obras de ficção, na realidade a cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo onde o médico controla todos os movimentos do robô. Ele funciona como uma ferramenta ultra tecnológica para o profissional que é capacitado para realizar esse tipo de procedimento.

Esses equipamentos são mais conhecidos como “plataformas” que são constituídas por quatro braços robóticos que obedecem aos comandos do cirurgião. Além disso, os dispositivos contam com um sistema de observação 3D do organismo em tempo real, o que auxilia o especialista na hora de realizar procedimentos.

Se interessou por essa tecnologia e gostaria de entender mais como funciona esse robô cirurgião, e como ele foi desenvolvido ao longo dos anos? Eu escrevi um texto onde conto um pouco de como os robôs cirúrgicos foram desenvolvidos e chegaram a esse nível de tecnologia em um texto anterior! Para conferir, basta clicar aqui (link para o texto onde explico a cirurgia robótica)

Vantagens

Essa tecnologia traz benefícios tanto para quem está realizando a cirurgia, quanto para os pacientes que estão passando por alguma enfermidade. Mas como o foco sempre deve ser o bem-estar do paciente, as principais vantagens da realização de uma cirurgia robótica são:

E as principais vantagens para o cirurgião são:

Condições

Por conta desses benefícios, o uso da cirurgia robótica é cada vez mais explorado pela pesquisa médica. Na urologia, utiliza-se o equipamento para o tratamento de câncer de próstata, tumores e doenças de rins, bexiga, ureteres, glândulas adrenais ou suprarrenais.

Além da área urológica, esse tipo de cirurgia também pode ser usado para gastrocirurgia, ginecologia, cirurgia torácica, cardíaca e cirurgia de cabeça e pescoço.

Ainda tem dúvidas?

Tentei explicar da melhor forma como as cirurgias funcionam e as vantagens para pacientes e médicos, porém, entendo que nada é melhor para tirar dúvidas do que uma boa conversa.

Portanto, se ainda tiver dúvidas sobre a cirurgia robótica em urologia ou de como agendar uma avaliação, basta clicar aqui e entrar em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens