Quando o assunto é a próstata, muitas pessoas pensam apenas no câncer que atinge a glândula do sistema genital masculino, porém além das neoplasias, há outras condições que podem acometer a próstata.
Principais doenças da próstata
- Síndrome da dor pélvica crônica — É um dos tipos de problemas na próstata mais comuns. Causa dores na virilha, região da lombar ou na ponta do pênis. Seu tratamento é feito a partir de medicamentos, mudança de hábitos ou cirurgia.
- Prostatite Bacteriana Crônica — Condição rara causada por uma infecção bacteriana que ocorre repetidamente no corpo de um paciente. O tratamento é feito a partir de antibióticos para a diminuição de sintomas. Por ser uma condição crônica e de difícil tratamento, o médico urologista pode indicar outras alternativas para auxiliar na qualidade de vida do paciente
- Prostatite Bacteriana Aguda — Da mesma forma que a Prostatite Bacteriana Crônica, é causada por alguma infecção bacteriana. Contudo, nesse caso é caracterizada por ser repentina e pode ser curada a partir de antibióticos e pelo uso de analgésicos para diminuição de dores. O paciente deve procurar um médico caso sentir febres, calafrios ou dores.
- Hiperplasia benigna da Próstata — É um problema comum entre homens na terceira idade, caracterizado pelo aumento da próstata. Contudo, esse aumento não é cancerígeno e tem como tratamento o uso de fármacos e de técnicas cirúrgicas.
- Câncer de próstata — Este é o tumor maligno mais comum entre os brasileiros. É caracterizada pelo aumento descontrolado da próstata, entre os seus fatores de risco para o desenvolvimento a idade avançada, hábitos alimentares e histórico familiar. É importante ressaltar que todo homem deve fazer consultas preventivas, principalmente a partir dos 40 anos de idade.
Um indicativo de alguma dessas doenças são os sintomas parecidos e de fácil percepção, sendo os principais:
- Aumento repentino do desejo de urinar;
- Diminuição do jato urinário;
- Gotejamento de urina;
- Dor ou queimação ao urinar;
- Dor ou queimação ao ejacular;
- Aparição de sangue na urina ou no sêmen;
- Rigidez ou dores frequentes nas costas, quadris, região pélvica e coxas.
Está sentindo algum dos sintomas citados acima? Esse é um sinal de que você deve procurar um médico urologista!
Caso deseje agendar uma avaliação basta clicar aqui!